Palestras e Oficinas



__________________________________________________________________________________

  • PALESTRA: "Pensando a EAD a partir de uma Epistemologia Moderna"

Palestrante: Prof. Dr. Hugo Fontana


--------------------- 

  • PALESTRA: "(Re)significando a experiência como professora na Educação a Distância nos Cursos de Educação Especial, Letras Português e Pós-Graduação em Gestão Educacional"

Palestrante: Profª. Ms. Lorena Peterini Marquezan


__________________________________________________________________________________


  • OFICINA: "Blog e Wiki no Moodle"


Ministrante: Andriza M. Becker

RESUMO: Desenvolver atividades no ambiente MOODLE requer, sobretudo, a familiarização com as ferramentas disponíveis – isso tanto por parte de alunos quanto de tutores e professores. É o que chamamos de fluência tecnológica, certo? Sabemos também que, em se tratando de EAD, a linguagem e a interação são a centralidade do processo. Nesse sentido, a WIKI permite a construção coletiva/colaborativa de atividades e pode ser um recurso de manutenção da comunidade virtual, quando instiga a crítica e a reflexão das práticas de ensino e aprendizagem em rede. Já o BLOG do Moodle tem se mostrado um recurso pouco explorado, talvez por não permitir muitas ações como os blogs que circulam pelos diversos provedores da internet. No entanto, resgata a ideia de portifólio – podendo atender fins didáticos ou mesmo como um recurso a mais para personalização da identidade virtual. Nesta oficina, pretendemos teorizar e problematizar algumas questões envolvendo o uso dessas duas ferramentas e sua validade/viabilidade em nossas práticas de ensino, buscando estabelecer  relação entre fluência tecnológica e as necessidades formativas de alunos, tutores e professores diante dos desafios que se apresentam no cotidiano do universo EAD.

--------------------- 

  • OFICINA: “Legislação sobre EAD: A tutoria em debate”


Ministrantes: Valmôr Scott Junior

RESUMO: Esta oficina tem o objetivo de discutir a atuação do tutor ead a partir das experiências dos sujeitos participantes da oficina, relacionando seus relatos com o disposto na legislação vigente e as perspectivas futuras para a regulamentação específica das atividades de tutoria ead.

--------------------- 

  • OFICINA: "
    Mapas Mentais e Mapas Conceituais
    "


MinistranteDanilo Ribas Barbiero

RESUMO: A oficina ‘Mapas Mentais e Mapas Conceituais’ será realizada em duas etapas. A primeira etapa tem por finalidade apresentar as bases conceituais destas ferramentas. Nesta etapa serão apresentados os benefícios destes recursos para a Educação, destacando as possibilidades de integração no desenho da aprendizagem de aulas presenciais e virtuais. Na segunda etapa, haverá a apresentação dos principais softwares para a elaboração de mapas mentais e conceituais e a realização de uma atividade prática. Se desejarem, tragam os seus notebooks, netbooks, tablets e smartphones para a realização desta atividade.

---------------------

  • OFICINA: "
    Oficina de objetos de aprendizagem
    "


MinistranteJéssica Dalcin

RESUMO: Por meio geração conceitual / brainstorming, estudos da Gestalt e de Linguagem Visual, será possível desenvolver metáforas que levem à decupagem da ideia de modo gráfico, a fim de conceber objetos de aprendizagem com maior acuragem frente aos estudantes e aos órgãos fomentadores deste tipo de material didático.


__________________________________________________________________________________